

ADMINISTRAÇÃO
Turno: NoturnoPeríodo: 8 períodos
Com duração de quatro anos, o objetivo geral do curso de graduação em Administração da FMS é o de preparar o profissional para o mercado de trabalho ou para o exercício da atividade empreendedora. Para isso, é importante que o curso contemple tanto disciplinas de forte conteúdo teórico, analítico e instrumental.
Com grande tradição em Juiz de Fora e região, o graduado em Administração da FMS têm atuado com sucesso em organizações da iniciativa pública e privada, em auditorias e consultorias. Além disso, alguns formandos têm optado por constituir suas próprias empresas utilizando todo o respaldo adquirido ao longo do curso.
Turno: Noturno
Coodenador(a): Prof(a).
Idílio Delgado
Integralização:
O currículo-padrão pode ser integralizado em quatro anos para o curso diurno e noturno.
A missão do curso de Ciências Contábeis é atender à necessidade de formação de profissionais com visão humanística, atualizados e qualificados para o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região, do país e do mundo. E sua concepção é a qualificação para o trabalho e preparo para o exercício da cidadania, sendo suas linhas formação a Contabilidade Societária, Contabilidade Comercial, Contabilidade Industrial, Contabilidade Pública, Perícia Contábil, Auditoria e Gestão Contábil. E o aluno poderá atender pequenas, médias e grandes empresas, e com a razão instrumental e razão comunicativa, com predomínio da primeira, além de atender também áreas Pública e Privada, setores tradicionais e contemporâneos da economia.
Turno: Noturno
Coodenador(a): Prof(a).
Dilcileria da Rosa de Oliveira
Integralização:
O currículo-padrão pode ser integralizado em quatro anos para o curso diurno e noturno.
O curso foi concebido sobre seis elementos de sustentação:
1- Inovação a partir de um conceito acadêmico sólido desenvolvendo conhecimentos teóricos tradicionais da engenharia que sirvam para embasamento das decisões nos processos de produção com vistas à eliminação de desperdícios materiais, identificação e utilização do verdadeiro potencial da mão-de-obra aplicada no processo;
2- Desenvolvimento de parcerias com as empresas de conversão do município com vistas a uma maior interação entre a organização e a academia objetivando a prática dos melhores processos de tomadas de decisão na produção. Dentro dessas parcerias, utilizar as organizações como laboratórios autênticos de experiências reais de novos processos produtivos que permitam otimizar a produção.
3- Permitir uma completa interação entre a experiência prática dos operadores dos processos de produção e os conceitos teóricos dos alunos do curso, facilitando a fusão de conhecimentos com vistas ao desenvolvimento do sistema.
4- Gerar um estado de excelência de aprendizado dos alunos do curso de engenharia de produção através de processos de pesquisas de procedimentos de produção e consultorias nas organizações de produção do município com a finalidade de passar conhecimentos e proporcionar o desenvolvimento concreto dessas organizações aumentando seu nível de competitividade no mercado global.
5- Aprimorar o relacionamento entre a academia, as organizações e o governo municipal e os órgãos de classe como o CONFEA/CREA e a ABEPRO, através do intercâmbio de conhecimentos e discussão dos problemas comuns com o objetivo de buscar soluções compartilhadas, consolidando experiências.
6- Concretizar o ideal de formar profissionais de engenharia de produção capazes de desenvolver um trabalho de alta qualidade e competências universais.
Turno: Noturno
Coodenador(a): Prof(a).
José Mario Brunelli Sosa
Integralização:
O currículo-padrão pode ser integralizado em 5 (cinco) anos para o curso diurno e noturno.
A proposta surgiu da necessidade de se construir um curso, em nossa região, que tivesse uma visão ética, crítica, generalista, aplicada e pioneira, que levasse em consideração os diversos locais e contextos existentes para a atuação do psicólogo, individualmente ou em equipe multiprofissional, privilegiando uma perspectiva problematizadora capaz de compreender os aspectos biopsicossociais, e, principalmente éticos do ser humano.
A Psicologia assim concebida necessita de uma formação generalista, extrapolando o confinamento na atuação clínica. Necessita que o percurso acadêmico do futuro profissional seja contemplado com um amplo panorama sobre linhas teóricas e abordagens técnicas e metodológicas, aplicações práticas e empíricas.
Somente assim, o psicólogo poderá responder às questões e demandas da sociedade, de maneira crítica, efetivando as transformações da realidade. Para tanto, temos incentivado campanhas, tais como a da luta antimanicomial, a despatologização trans, luta contra a homofobia, discussão sobre as relações étnico-raciais, Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo, entre outros.
Os primeiros profissionais formados por nós adentraram ao mercado de trabalho no final de 2013 e têm apresentado excelente aceitação e reconhecimento, principalmente porque áreas que ainda obtém pouca visibilidade nos demais cursos de Psicologia são especialmente tratadas em nossa grade curricular, demonstrando pioneirismo. A diversidade de campos de estágio da faculdade tem conseguido contemplar, dentro das possibilidades, os tradicionais campos de atuação do psicólogo e, também, os novos (confira grade-curricular no site).
O Instituto Vida, nosso Serviço de Psicologia Aplicada, em pouco mais de 4 anos de criação já atendeu a mais de 600 pessoas de nossa comunidade e vem ampliando seus trabalhos a partir de projetos tais como o ProMOVER (Projeto Machadense de Orientação Vocacional: Escolhas e Realizações).
Levando em consideração não só a formação técnica, mas, principalmente a formação de pessoas mais capazes e felizes, o curso de Psicologia da Faculdade Machado Sobrinho vem ganhando destaque na região e recebeu, no ano passado, uma das maiores notas do MEC (conceito 4) de nossa região.
Conheça as Políticas Institucionais do Curso de Psicologia. Clique aqui.
Turno: Noturno
Coodenador(a): Prof(a).
Daniele Antunes Rangel
Integralização:
Duração do curso: 4602h/a
Tempo de integralização: Mínimo - 5 anos (dez períodos) e Máximo – 7 anos (14 períodos)
Manhã (7:30 às 12:00)
Noite (18:10 às 22:40)