

ADMINISTRAÇÃO
Turno: NoturnoPeríodo: 8 períodos
Curso de Tecnologia em Produção Cênica pretende a ampliação da pesquisa cênica voltada para o eixo teórico-empírico, que se encontra diretamente relacionado com as demandas da cultura local, a saber: teorias e práticas na produção cênica.
A linha aglutina a teoria e prática do trabalho do encenador em seus diversos aspectos no âmbito da produção cênica. Já que o teor prático decorrerá sustentado pela reflexão teórica, pois necessariamente essa é a produção teatral. A proposta do curso visa enfatizar o trabalho da produção de espetáculos que envolvem música, dança, apresentação, cinema, vídeo e teatro. Este profissional trabalhará com tecnologias, linguagens e propostas estéticas. Abordaremos assim, a prática no âmbito da produção cênica como uma experiência necessária no processo de formação do encenador além das etapas voltadas para a sua formação técnica e reflexiva. A formação deste profissional se dará pelo conhecimento histórico-interpretativo das artes cênicas e domínio de códigos, convenções, legislação de incentivo cultural e técnicas dessas linguagens específicas.
Turno: Noturno
Coodenador(a): Prof(a). Alexandre Guttierrez Mantini
Integralização:
Curso de Tecnologia em Produção Cênica pretende a ampliação da pesquisa cênica voltada para o eixo teórico-empírico, que se encontra diretamente relacionado com as demandas da cultura local, a saber: teorias e práticas na produção cênica.
A linha aglutina a teoria e prática do trabalho do encenador em seus diversos aspectos no âmbito da produção cênica. Já que o teor prático decorrerá sustentado pela reflexão teórica, pois necessariamente essa é a produção teatral. A proposta do curso visa enfatizar o trabalho da produção de espetáculos que envolvem música, dança, apresentação, cinema, vídeo e teatro. Este profissional trabalhará com tecnologias, linguagens e propostas estéticas. Abordaremos assim, a prática no âmbito da produção cênica como uma experiência necessária no processo de formação do encenador além das etapas voltadas para a sua formação técnica e reflexiva. A formação deste profissional se dará pelo conhecimento histórico-interpretativo das artes cênicas e domínio de códigos, convenções, legislação de incentivo cultural e técnicas dessas linguagens específicas.
O objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica visa instrumentalizar de forma técnica a produção de espetáculos que envolvem música, dança, apresentação, cinema, vídeo e teatro. Possibilitar a construção de conhecimentos histórico-interpretativo das artes cênicas e domínio de códigos, convenções, legislação de incentivo cultural e técnicas dessas linguagens específicas. Realizar uma ampla reflexão teórica e didaticamente do encenador, para que ele não apenas atue, mas principalmente reflita sobre a prática da/na Produção Cênica.
Assim, nossa tarefa no Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica é ampliar os horizontes de nossos alunos, levando em conta a essencialidades da arte dramática: em sua religiosidade, no seu profanismo, ou até mesmo como rito ou análise científica, antropológica ou dialética, podemos discutir o teatro físico ou a dramaturgia. Preparar os alunos para grandes palcos ou amortizar o olhar da encenação ao micro dentro da perspectiva da experimentação. Realizar experimentações e trazer novos conceitos da cena contemporânea onde a mesma nos trás para uma confluência linguagens artísticas para o universo da produção do espetáculo.
Nossa maior preocupação é a criação artística que nos faz ter observações muito mais paradigmáticas e não programático sobre os princípios aqui estabelecidos, uma vez que nosso maior interesse não é o acumulo de informações, mas sim, o desenvolvimento da aptidão para organizar o conhecimento e contextualizar a condição do funcionamento cognitivo. As razões que nos trazem até aqui é a possibilidade de tratar o teatro como uma arte coletiva cujo um dos principais objetivos é o resgate da condição humana, no tocante ao mapeamento de todas as etapas da produção do espetáculo.
Objetivo Geral:
Para atender as atribuições da profissão, ao final do curso, o profissional deverá demonstrar as seguintes competências:
O tecnólogo em Produção Cênica cujo perfil foi sinopticamente apresentado, estenderá seu campo de atuação em instituições de difusão cultural e artística, a saber: teatros, televisão, cinema, instituições de recreação, grupos de teatro, dança, folclóricos, agremiações carnavalescas, escolas e/ou centros culturais, além poder realizar uma interlocução com as práticas da atuação, produção, direção, cenógrafia, figurino, iluminação, contra-regragem, captação de recursos. Será, portanto, um profissional que terá uma visão da área de produção teatral como campo empírico de conhecimento crítico do real, tal visão possibilitará uma atuação com vistas a uma atuação transformadora e criativa sobre a mesma, será, também um profissional apto para o exercício da função de ator investigador.
Matriz Curricular do curso foi montada de forma que os módulos dialoguem interdisciplinarmente entre si, desta forma, os alunos poderão construir competências téorico-práticas que fundamentem sua prática cênica tendo em vista, as novas demandas laborais do produtor cênico.
Per. |
Cód. |
Disciplina |
CH |
Primeiro |
PCSCORM |
Corpo e Movimento |
72 |
PCSDRAI |
Dramaturgia Interativa |
72 |
|
PCSETIC |
Ética |
36 |
|
PCSTVOC |
Técnica Vocal |
36 |
|
PCSREPT |
Representação e Teatralidade |
36 |
|
PCSRCEN |
Ritmo e Cena |
36 |
|
PCSTEAM |
Teatro Antigo e Medieval |
72 |
|
Total |
360 |
||
Segundo |
PCSTCMC |
Técnicas de Dança: Clássica, Moderna e Contemporânea. |
72 |
PCSESPF |
O Encenador suspenso por fios |
72 |
|
PCSAFIL |
Antropologia Filosófica |
36 |
|
PCSEVOC |
Expressão Vocal |
36 |
|
PCSETDC |
Do Estudo do Texto a Dramaturgia da Cena |
36 |
|
PCSTEFI |
Teatralidade Fílmica |
36 |
|
PCSHTME |
Herança do Teatro Medieval |
72 |
|
Total |
360 |
||
Terceiro |
PCSTCRL |
Trabalho Corporal: Rudolf Laban |
72 |
PCSLICE |
Laboratório de Interpretação Cênica |
72 |
|
PCSESTC |
Estética |
36 |
|
PCSMTPA |
Met. E Téc. De Pesq. Em Artes Cênicas |
36 |
|
PCSDLTR |
Da Leitura de Textos a Roterização |
36 |
|
PCSSART |
Sociologia da Arte |
36 |
|
PCSTCON |
Teatro do Século XIX ao Contemporâneo |
72 |
|
Total |
360 |
||
Quarto |
PCSPCOR |
Posicionamento corpóreo |
72 |
PCSCILU |
Cenografia e Iluminação |
72 |
|
PCSPINC |
Práticas de Inclusão |
36 |
|
PCSUTIN |
O Universo do Teatro Infantil |
36 |
|
PCSPRUA |
A poética da Rua |
36 |
|
PCSDCTE |
Direção e crítica Teatral |
36 |
|
PCSINDU |
Indumentária |
36 |
|
PCSTVCT |
Técnicas vocais para voz cantada no teatro |
36 |
|
Total |
360 |
||
Quinto |
PCSTEPP |
Teatro nas Práticas Pedagógicas |
36 |
PCSPOPC |
Politicas Públicas de Cultura |
36 |
|
PCSPROE |
Produção de Espetáculo |
72 |
|
PCSTECC |
Teatro na Cyber Cultura |
36 |
|
PCSCONC |
Convergências Cênicas |
36 |
|
PCSLABM |
Laboratório de Montagem |
72 |
|
PCSPCTT |
Práticas cênicas e técnicas teatrais |
72 |
|
Total |
360 |
||
Integralização do curso em hora/aula de 50 minutos |
1800 |
||
Integralização do curso em hora/aula de 60 min. |
1500 |
||
Atividades Complementares |
100 |
||
Projeto de Montagem |
100 |
||
TCC |
100 |
||
Integralização total do curso em hora/aula de 60 minutos |
1800 |
||
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – Optativa |
36 |
||
Total |
1836 |
A presente proposta prevê a formação de um tecnólogo em Produção Cênica, neste sentido, o egresso do Curso supracitada da Faculdade Machado Sobrinho, deverá ajeitar o perfil de um futuro profissional que: