I CICLO DE DEBATES REALIZADO EM 2011 PELO EEPVIC
-
0
O EepViC, nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2011, realizou seu primeiro Ciclo de Debates cujas discussões giraram em torno do tema “Criminalidade Violenta, Drogas e Controle Social”. No momento do evento, a violência se apresentava aos organizadores desta atividade acadêmica (o que ainda pode ser percebido) como obtendo o foco de atenção da mídia, do discurso político e da opinião pública. A violência e a criminalidade comportam um ato social que ganha o interesse do senso comum, o qual se coloca em estado de alerta e demanda do Estado estratégias repressivas urgentes para se combater tal ação.
Por meio da intolerância e de reivindicação por mais ações repressivas que possam exterminar este infortúnio das relações sociais o senso comum, sem se dar conta, reproduz e alimenta o próprio quadro social que tanto repudia. As estratégias tomadas no momento em que se dão tais discursos, pautadas algumas vezes no que reivindica o próprio senso comum ou, em outras, em teorias que o legitimam e dele se aproximam, tomam como estratégias efetivas para o controle do crime e da violência a repressão e a punição – ou seja: compreendem o uso da violência para se combater, efetivamente, a violência. Há um medo exagerado da violência e do crime nas relações sociais, o que conduz a realidade social a um quadro de pânico e que, por sua vez, acaba por nortear as ações de segurança pública.
A proposta do Ciclo de Debates é fomentar uma reflexão sobre como tais questões são trabalhadas pelos “especialistas” – que seria pelo campo acadêmico – pelo campo das pesquisas e do conhecimento científico. Como nós podemos pensar a realidade da criminalidade violenta, das drogas e do controle social neste momento; entendendo que, o primeiro passo, seria o de tornar público tal debate. O EepViC sustenta, em conformidade com características da instituição da qual é parte, um evento aberto ao público, com exposição de atividade cultural e/ou artística que dialogue com a temática trabalhada pelos acadêmicos. Neste primeiro evento, a apresentação cultural envolveu dança e diálogo com integrantes do movimento Hip-Hop.