II CICLO DE DEBATES REALIZADO EM 2012 PELO EEPVIC
-
0
O II Ciclo de Debates trouxe como temáticas a serem trabalhadas pelos professores e pesquisadores convidados a “Delinquência, Segurança Pública e Sistema Penal”. No ano deste II Ciclo (ano de 2012) a organização do evento considerou a reação social ao crime como um fator relevante para a compreensão do quadro da criminalidade encontrado. Ou seja: como o Estado vai conduzir os processos que envolvem um criminoso é fundamental para a realidade da taxa de crimes e de violência que vamos encontrar em nossa sociedade, bem como para a efetividade das estratégias de segurança pública.
Mais do que isso, o EepViC se depara com um momento de discussão sobre o código penal no qual o país se preocupa com a super lotação e com a precariedade das condições dos presídios (embora no código penal a prisão esteja como medida de exceção).
Muitas tentativas no país de aumentar o rigor nas leis fracassaram (com exceção da lei Seca). Reconhecemos, entretanto, a severidade do tratamento dado ao criminoso no Brasil muito mais em práticas informais, do que em leis e condições legítimas. E é exatamente isso que nos interessou compreender através das pesquisas que foram apresentadas pelos especialistas e doutores nesta temática.
O Espaço de Pesquisas das Violências e Criminalidade (EepViC) compreende a problemática do crime como uma condição não limitada ao âmbito jurídico – trata-se de problemas sociais e, portanto, de uma questão de Estado e de política pública.
Assim, entendemos certamente que o debate público sobre esta problemática e a compreensão deste quadro por meio da pesquisa e da produção acadêmica são fatores fundamentais para ações bem sucedidas. Pensando nisto, nos mobilizamos para o II Ciclo de Debates.
Neste II Ciclo tivemos a Capoeira Angola como a atividade artística e cultural fazendo a abertura do evento e recebendo os convidados que, logo que prontos para o começo das atividades ouviram do “mestre” uma explicação sobre a atividade e sobre o sentido de estar participando de um evento cujo tema de debate é “Delinquência, Segurança Pública e Sistema Penal”.